Dia 6 de dezembro de 2022, na sala B112.B da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa das 11:15 às 13:00.

“O mundo maravilhoso dos Bárbaros em Heródoto”, por Carmen Soares, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, às 11:15 .

“O mundo maravilhoso dos Bárbaros em Heródoto”

O sucesso de um texto depende, ontem como hoje, do interesse que suscita entre o seu público. Consciente do poder da palavra e do impacto dos temas como primordial “estratégia de marketing”, Heródoto retrata o mundo dos não-Gregos, os ‘Bárbaros’, como um universo extraordinariamente distinto do ambiente (natural e cultural) dos Helenos. Uma natureza mais pródiga e um clima favorável à saúde dos seres humanos, a par de usos e práticas sociais ímpares, fazem do Outro um lugar de admiração e espanto.

Carmen Soares é Professora Catedrática da FLUC e Investigadora e Coordenadora do CECH.

A sua investigação tem incidido em particular sobre a Historiografia e o Pensamento Político Grego (em especial Heródoto e Platão), a Antiguidade Clássica, a Tragédia Grega (sobretudo Eurípides) e os temas da Família, Alimentação, Saúde e Dietética.