Aula Aberta pela Professora Cláudia Cravo (Professora Auxiliar da FLUCe investigadora do CECH)

Dia 19 de outubro de 2022, das 11:00 às 12:30

Pretende-se dar a conhecer o Idílio A Feiticeira de Teócrito, realçando sobretudo dois aspectos: a exímia construção do retrato da protagonista do poema e os paralelismos que encontramos entre as práticas mágicas aí presentes e as práticas mágicas reais, que conhecemos dos papiros gregos de magia e das defixiones.

Cláudia Cravo é docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e está integrada no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da mesma Faculdade. É investigadora do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, onde é responsável pelo Projecto Complementar Artes Docendi – Investigação e Formação em Didáctica dos Estudos Clássicos. Doutorou-se, em 2008, em Literatura Grega com a tese Magia Erótica e Arte Poética no Idílio 2 de Teócrito. A sua investigação centra-se, em especial, nos temas tratados na tese de Doutoramento: magia greco-latina, sobretudo a de teor erótico, literária e não-literária; dialectos gregos; a obra de Teócrito e dos grandes poetas helenísticos em geral.